quinta-feira, 1 de março de 2012

ELEIÇÃO (PROCESSO DE ESCOLHA) DO CONSELHO TUTELAR DE MATEUS LEME.





            NOVOS  CONSELHEIROS TUTELAR TOMARAM POSSE NO CENTRO COMUNITÁRIO DE MATEUS LEME, E COMEÇAM ATUAR EM  JANEIRO DE  2016 .
 
Viviane Cristina, Maria Imaculada, Creicilene Teixeira, Patricia Castro e Rafaela Silveira  são as novas Conselheiras do municipio de  Mateus Leme-MG

 A votação ocorreu dia 04/10/2015,  em Cinco escolas que foram abertas em diferentes regiões do município. Em Mateus Leme: no centro (Escola E. Domingos Justino Ribeiro) e na Reta (Escola M. Geny Guimarães). Nos distritos, as seções serão em Azurita (Escola E. Manoel Antônio de Souza), Serra Azul (Escola E. Alvino Alcântara Fernandes) e Sítio Novo (Escola M. Hipólito José de Faria).
  Somente poderão VOTAR os cidadãos que apresentarem o TITULO DE ELEITOR E IDENTIDADE .




     O conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades - histórias de vida complexas, confusas, diversificadas.


      É vital, para a realização de um trabalho social eficaz (fazer mudanças concretas) e efetivo (garantir a consolidação dos resultados positivos), que o conselheiro tutelar saiba ouvir e compreender os casos (situações individuais específicas) que chegam ao Conselho Tutelar. 
Saber ouvir, compreender e discernir são habilidades imprescindíveis para o trabalho de receber, estudar, encaminhar e acompanhar casos.

Cada caso é um caso e tem direito a um atendimento personalizado, que leve em conta suas particularidades e procure encaminhar soluções adequadas às suas reais necessidades.
Vale sempre a pena destacar: o Conselho Tutelar, assim como o Juiz, Aplicações de medidas aos casos que atende, mas não executa essas medidas . As medidas de proteção aplicadas pelo Conselho Tutelar são para que outros (poder público, famílias, sociedade) as executem. O atendimento do Conselho é de primeira linha, tem o sentido de garantir e promover direitos .



Um comentário: